amamentação

7 conselhos sobre amamentação

A amamentação é um dos momentos mais especiais para a mãe, que pode sentir um contato muito íntimo com o bebê. Mas para algumas delas, principalmente as de primeira viagem, falar sobre o assunto pode incluir uma série de dúvidas e receios.

Por isso, seguem 7 conselhos sobre amamentação. Confira.

1. Prepare-se para esse ato

Quando você sentir que está chegando a hora de amamentar, vá para um lugar mais calmo, arejado, em que as interrupções sejam nulas.

Busque, ao máximo, conectar-se àquele momento único. Se você sempre pegar o bebê apressada ou estressada, ele sentirá a tensão e, inclusive, pode recusar o peito por isso.

2. Planeje-se com base nos horários do bebê

Faça alguns intervalos para que ele não se alimente apenas quando já estiver muito faminto. Respeite, também, os momentos de calmaria do pequeno. Se você acostumou a trocar a fralda antes de amamentar e ele sempre reage com choro, tente inverter os papéis, oferecendo primeiro o peito e só depois o trocando.

3. Ao sinal de qualquer barulho, interrompa a amamentação

Se ouvir sons parecidos com beijos ou estalos na língua, pare a mamada. Os únicos barulhos que devem ser ouvidos são os leves ruídos de deglutição e sucção. Ao escutar algo diferente disso, tire o pequeno e recomece. Se continuar, troque-o de posição.

4. Amamentar não dói

Se você estiver sentindo dor ao amamentar, isso pode significar que o encaixe da boca do bebê no seio foi errôneo. Ao sentir qualquer incômodo, troque a posição. E lembre-se: é sempre a mãe que deve levar o bebê até o seio, e jamais o contrário.

5. Pega correta é sinal de amamentação perfeita

Pega correta é quando o bebê encosta a barriga na barriga da mãe, com o corpo voltado ao seu lado. A cabeça fica na altura do seio, mais elevada do que o tronco e o bumbum. É fundamental que o bebê “pegue” o máximo possível da aréola e não apenas o bico.

6. No caso de mamilo machucado ou rachado

O mais recomendado é tentar novas posições, sem interromper a amamentação. Para cicatrizar, a mãe pode passar no mamilo o próprio leite, várias vezes por dia. Manter a área seca, sem protetor ou sutiã pelo máximo de tempo possível, também ajuda.

7. Tome água enquanto amamenta

Acredite: a sede virá e não será pouca. A vontade incessante de beber água acontece porque todo o estoque de líquido do organismo é perdido durante o ato de amamentação. O recomendado, então, é que a mulher que amamenta tome entre 2 e 3 litros de água por dia, além de chás e água de coco.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes