CM Mamare1

“Breast Unit” – Centro de referência para tratamento das mamas em Ribeirão Preto

Que é “Breast Unit”?

Uma unidade de tratamento mamário compreende um atendimento holístico, completo, de pacientes com doenças mamárias, em um só lugar!

Quando se fala em mama logo vem a mente o diagnóstico de câncer de mama. Talvez seja a patologia mais assustadora, mas com certeza não é a única quando o assunto são as mamas.

O mastologista, médico especialista em doenças da mama, deve estar pronto para lidar com quaisquer distúrbios que acometam as mamas de crianças, mulheres, homens e transgênero em qualquer idade. Resolver queixas frequentes como dores nas mamas e secreções mamilares, investigar e seguir nódulos. Estar apto a lidar com cirurgias estéticas  e reconstrutoras que devolvam a auto-estima do paciente seja através de cirurgias redutoras ou aditivas , uso de implantes ou retalhos de tecido, e obviamente conduzir a paciente do diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de mama. Precisa estar atualizado e afinado com as novas terapias e tecnologias, além de conhecimentos genéticos e da biologia molecular. Deve agir como um maestro orientando a paciente a buscar os melhores caminhos e terapias complementares que lhe assegurem um tratamento efetivo e interligando cada ponto do tratamento, envolvendo cirurgiões, radiologistas, oncologistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermagem, geneticistas, patologistas, ginecologistas, radioterapeutas e todos mais que acrescentem para um tratamento ideal.

O Sonho

Para que um paciente tenha acesso a todo e serviço de qualidade, faz-se necessário a criação de um Centro de Referência para Mama. Este é um sonho antigo que agora se torna realidade.  Aline e eu criamos a Clínica Mamare com o intuito de fornecer um acompanhamento humanizado em mastologia para nossos pacientes. Recentemente fizemos uma parceria com o Centro Médico do RibeirãoShopping e agora teremos a possibilidade de navegar nossas pacientes através de uma centro especializado em mama, o que os americanos chamam de “Breast Unit”. Basicamente é um centro de saúde onde as paciente poderão realizar exames de rotina, radiológicos e laboratoriais, serem atendidas por uma equipe especializada, desde o diagnóstico, tratamento e reabilitação, tudo em só um local. O Centro Médico contempla um ambiente ideal para nossos consultórios; uma central de quimioterapia; laboratórios e equipamentos de imagem, possibilitando a realização de biópsias; centro cirúrgico moderno (Hospital Esselense), com leito semi-intensivo e, o mais importante, um material humano muito atencioso e carinhoso com nossos pacientes. Este modelo de assistência contempla a “Navegação de Pacientes” ou seja um acompanhamento dos pacientes desde o caso novo ao término do tratamento por um profissional treinado e habilitado a reduzir todas as angústias do paciente, refletindo em uma potencialização de seu tratamento com excelência.

Frutos a vista!

Além disso, este projeto visa um Centro de treinamento para diversos profissionais, inclusive cirurgiões. O Centro Médico consta de um anfiteatro que permite a transmissão de cirurgias ao vivo do centro cirúrgico. No futuro, imaginamos que parte do atendimento possa ser destinado a pacientes carentes que teriam seus procedimentos assistidos por profissionais interessados em seu desenvolvimento profissional mediante a cursos e organizados pela equipe. Desta forma este projeto permitiria um tratamento de qualidade superior, assistência a população e da comunidade na qual estaria inserido e proporcionaria a capacitação profissional excepcional, em diversas frentes, para disseminar conhecimento e multiplicar o potencial terapêutico para outras regiões. 

Esta parceria tem muitos frutos amadurecendo e que pouco a pouco farão deste sonho uma realidade concreta e permitindo aos pacientes de Ribeirão Preto, região e quiça todo o o Brasil um excelente ponto de referência para a saúde das mamas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp