cirurgia transgênero

Como é a cirurgia transgênero para retirar ou aumentar as mamas?

A cirurgia para aumentar ou retirar as mamas engloba procedimentos que alteram a aparência para promover a correspondência do corpo com a identidade de gênero. A cirurgia transgênero inclui muitas opções, como a cirurgia para retirada das mamas ou  para aumentar seu tamanho, também podem ser removidos os órgãos masculinos e criada uma vagina. 

Sendo assim, elaborei este artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Quando a cirurgia transgênero é recomendada?

Na realidade, não há uma recomendação ou indicação médica propriamente dita. As pessoas que buscam cirurgia transgênero experimentam sofrimento, devido a uma diferença entre o sexo que está em seu corpo e o que realmente é seu gênero.

Para algumas mulheres trans (masculino para feminino), a cirurgia para aumento de mamas é um passo natural – e importante para si mesma. O mesmo pode ser dito quando homens trans (feminino para o masculino) escolhem retirar as mamas.  No entanto, muitos optam por não fazer cirurgia. Por isso, não há uma recomendação. As pessoas transgêneros se relacionam com seus corpos de maneira diferente e precisam fazer escolhas individuais, que melhor atendam às suas necessidades.

Como acontece a preparação para a cirurgia transgênero?

Antes da cirurgia transgênero o paciente terá várias consultas com o cirurgião. Consulte um cirurgião que é certificado e experiente nos procedimentos que você deseja. Ele descreverá as opções e possíveis resultados. 

O cirurgião fornecerá informações sobre a anestesia, a localização da operação e o tipo de procedimento de acompanhamento que possa ser necessário. O paciente deve seguir as instruções específicas do médico sobre como se preparar para os seus procedimentos, incluindo orientações sobre como comer e beber, ajustar os medicamentos que estiver tomando e parar de fumar.

Que tipo de avaliação é feita pelo cirurgião?

Antes que o paciente faça o aumento  ou retirada das mamas, será necessário cumprir certos critérios. Para começar, o cirurgião avaliará a saúde por completo para descartar ou abordar quaisquer condições médicas que possam afetar ou contraindicar o tratamento. Essa avaliação terá:

  • Uma revisão do histórico médico pessoal e familiar;
  • Um exame físico, incluindo uma avaliação da mama, por dentro e por fora;
  • Testes de laboratório para medir seus lipídios, açúcar no sangue, hemograma, enzimas hepáticas, eletrólitos e o hormônio prolactina;
  • Uma revisão das imunizações;
  • Projeções apropriadas para a idade e o sexo;
  • Identificação e gestão do uso do tabaco, abuso de drogas, abuso de álcool, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Embora dar o consentimento após uma discussão sobre os riscos e benefícios do procedimento seja o mais comum, a maioria dos cirurgiões exigirá uma avaliação de saúde mental por um profissional especializado em saúde do transgênero.

Essa medida é tomada pois a cirurgia não se trata apenas de aumentar ou retirar as mamas. Toda uma vida está sendo mudada. A pessoa está reconstruindo o próprio corpo e isso precisa estar muito bem delimitado em sua mente.

Por fim, tanto para mulheres trans, que desejam aumentar as mamas, quanto para homens trans, que desejam retirá-las, o procedimento é delicado e exigirá muita diligência do médico e do paciente. Só assim a cirurgia transgênero trará resultados satisfatórios.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes