mamilo invertido

Mamilo invertido: o que é e como corrigir

Mesmo que os mamilos delas nunca tenham sido invertidos, muitas mulheres adquirem essa condição durante a gravidez, especialmente as mães de 1ª viagem. No entanto, essa é uma condição que pode afetar tanto homens quanto mulheres. Estima-se que 2% a 10% das mulheres tenham pelo menos um mamilo nessa situação, e os homens, também.

Algumas pessoas nascem com mamilos invertidos (ou retraídos) e outras os desenvolvem mais tarde na vida. Alguns mamilos apenas se invertem algumas vezes e podem se reverter após mudanças de temperatura ou após estimulação. Outros podem ser permanentemente invertidos. Isso significa que eles permanecerão nessa condição, a menos que a pessoa tente revertê-los por meio de um dos métodos disponíveis na medicina.

Devo me preocupar?

1 em cada 10 mulheres sofre de mamilos planos ou invertidos. Essa condição é definida por um mamilo que não responde a um “teste de pinça”, ao frio ou à estimulação (que deveria enrijecê-lo). Na maioria dos casos, ter um mamilo retraído não afeta a qualidade de vida e a sensibilidade do seio. Além disso, essa ocorrência natural não aumenta o risco de complicações de saúde.

A inversão do mamilo normalmente não é motivo de preocupação se:

  • está presente desde a infância ou a puberdade,
  • acontece gradualmente ao longo de vários anos,
  • está associada a gravidez, amamentação ou cirurgia.

Além disso, eles não necessariamente tornam a amamentação difícil, no entanto, dependendo do grau de inversão, uma pessoa pode enfrentar desafios para amamentar o bebê ou até não conseguir fazer isso.

Existem 3 graus de inversão do mamilo:

  • Grau 1: uma pessoa pode facilmente retirar o mamilo e manter a projeção dele. Esse grau de inversão não causa grandes problemas com a amamentação;
  • Grau 2: uma pessoa pode puxar o mamilo para fora, mas não tão facilmente, e o mamilo tende a se retrair. Nesses casos, pode ser difícil amamentar;.
  • Grau 3: uma pessoa pode não conseguir retirar o mamilo. Ao pressionar o mamilo para fora, ele imediatamente se retrai. A amamentação pode ser muito difícil ou impossível.

Quais as causas do mamilo invertido?

Os mamilos podem ser invertidos desde o nascimento do indivíduo, o que os médicos chamam de inversão congênita. As pessoas podem também desenvolver mamilos retraídos mais tarde na vida, o que caracteriza uma inversão adquirida. Esta pode indicar um problema médico subjacente, como inflamação do tecido mamário. As pessoas devem consultar um médico se um ou ambos os mamilos se inverterem em um curto período.

Algumas condições médicas que podem causar a inversão do mamilo:

 

  • mastite (infecção da glândula mamária);
  • ectasia ductal (dilatação anormal de um ducto no tecido mamário);
  • um abscesso sob a aréola;
  • complicações da cirurgia de mama;
  • câncer de mama.

Como reverter a situação?

Se o paciente desejar mudar a forma do mamilo devido a preocupações com a amamentação ou por razões estéticas, é necessário procurar um médico antes de tentar os métodos abaixo.

  • Técnica de hoffman: consiste em um exercício manual para extrair o mamilo. Coloque os polegares em ambos os lados do mamilo, na base. Pressione os firmemente no tecido mamário e separe-os suavemente. Isso deve fazer com que o mamilo aponte para fora. A quantidade de tempo que fica fora varia de pessoa para pessoa.
  • Dispositivos de sucção: representam uma forma não invasiva de se extrair o mamilo.
  • Piercings: um piercing pode ajudar a manter o mamilo em posição vertical.
  • Cirurgia estética: os profissionais de saúde podem usar vários procedimentos cirúrgicos para alterar a forma do mamilo, de modo que este deixe de ser invertido.


Em qualquer procedimento de correção dos mamilos invertidos, o médico visa preservar a sensação habitual da região, evitar cicatrizes visíveis e manter o funcionamento do ducto mamário para permitir a amamentação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes