mamilo supranumerário

Mamilo supranumerário: o que é e por que acontece?

Confundidos frequentemente com verrugas ou tumores, os mamilos supranumerários não chegam a gerar impactos sérios para a saúde. Essa alteração anatômica é inofensiva para a saúde e o tratamento é destinado exclusivamente a fins estéticos.

Vale destacar que há relatos de uma única pessoa com oito mamilos extras. Apesar disso, é mais comum encontrar apenas um mamilo adicional em cada indivíduo diagnosticado com tal condição.

Em resumo, os mamilos supranumerários são alterações benignas encontradas ao longo da linha mamária. Quer saber mais acerca dessa condição? Continue lendo o artigo e fique por dentro do assunto.

O que é mamilo supranumerário?

Chamado de terceiro mamilo, mamilo triplo, mamilo acessório ou politelia, o mamilo supranumerário é uma condição que afeta 1 em cada 8.000 pessoas. Trata-se de um mamilo adicional, que pode ser causado por variações no desenvolvimento padrão ou síndromes genéticas raras.

Ao contrário do que muitos pensam, a presença de três ou mais mamilos no corpo não ocorre apenas em mulheres. Sim! Homens podem apresentar politelia.

Como são os mamilos supranumerários?

Na maioria dos casos, os mamilos extras são menores, menos definidos e menos desenvolvidos do que os mamilos regulares. Eles costumam ser tão discretos que algumas pessoas desconhecem a presença da proeminência adicional no próprio corpo.

Nos quadros de politelia, o mamilo e a aréola se apresentam ao longo da linha mamária embriológica, que se estende da axila à virilha. Normalmente, eles aparecem pouco desenvolvidos, logo abaixo da mama regular, podendo ser uni ou bilaterais. São raros os casos em que mamilos supranumerários surgem fora dessa região.

Por que surgem mamilos adicionais?

Os mamilos supranumerários são lesões congênitas, desde o nascimento, resultantes de vestígios ectodérmicos da fase de desenvolvimento cutâneo embrionário. A partir da sexta semana do embrião, a ectoderme se espessa bilateralmente e dá origem a faixas, ao longo do ventre. Entre o segundo e terceiro mês do feto, acontece o maior espessamento dessas faixas e se formam as chamadas cristas mamárias, que vão da axila até a virilha.

No desenvolvimento normal, espera-se que na região peitoral apareçam dois pontos focais, com glândulas mamárias. Esses pontos crescem e se transformam em mamas regulares que, futuramente, terão maior volume e realizarão funções específicas. As outras cristas mamárias devem regredir gradualmente. No entanto, se essa regressão for incompleta, ocorre a mama acessória, com ou sem complexo mamilo-areolar.

Como tratar essa condição?

Apesar de ser uma anomalia nas mamas, a alteração é benigna e, geralmente, não requer tratamento específico para fins clínicos. Entretanto, a depender do tamanho da mama extra, e do nível de incômodo estético que ela provoca, o paciente pode se submeter à cirurgia de remoção do mamilo supranumerário.

Quer saber mais sobre os  mamilos supranumerários? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes