mastectomia

Conheça 5 tipos de mastectomia


A mastectomia costuma ser a abordagem mais recomendada para tratar tumores na mama. É um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de parte ou de todo o tecido do local, que podem incluir, ou não, os mamilos.  

Geralmente, é indicada para os casos em que o tumor é extenso e em que a cirurgia conservadora não é considerada segura. Também existem casos em que a mulher prefere esse tipo de cirurgia por motivos pessoais. Inclusive, a intervenção pode ser realizada como forma de prevenção ao desenvolvimento futuro do câncer, desde que orientada pelo mastologista.

Tipos de mastectomia

Existem vários tipos de mastectomia. Cada um serve a determinado propósito. Assim, o especialista vai indicar o procedimento mais adequado, de acordo com a finalidade que se deseja alcançar. 

Confira os diferentes tipos, abaixo.

1. Total ou simples

Neste procedimento, são removidas as glândulas mamárias inteiramente, além da pele, da aréola e do mamilo. Contudo, os linfonodos axilares e o tecido muscular sob a mama são poupados. Por isso, é mais indicada quando o tumor é menor e bem localizado, descoberto no início, sem risco de já ter se espalhado ao redor.

2. Preservadora de pele

Retira-se todo o tecido mamário, tal qual na total. Porém, a maior parte da pele da mama é mantida. É comum se utilizarem implantes ou tecido de outras partes do corpo para reconstruir a mama, às vezes no mesmo procedimento. 

Geralmente, é indicada para tumores menores e que não estejam localizados próximos à superfície da pele.

3. Radical

Este procedimento é o mais invasivo e também mais raro. Geralmente, é indicado quando há tumores nos músculos peitorais ou quando existe forte risco do tumor se espalhar. Essa intervenção remove toda a mama, em conjunto com os músculos subglândulares e os gânglios axilares. 

Existe uma variante desse procedimento, chamada de radical modificada. Nesse caso, o músculo peitoral maior ou ambos os músculos, peitoral maior e menor, são preservados.

4. Preventiva

O procedimento com caráter preventivo é realizado para prevenir o desenvolvimento dos tumores no local. A recomendação para a forma preventiva é apenas para mulheres com risco conhecido e muito elevado. Isso ocorre quando elas possuem histórico familiar da doença, ou alterações genéticas que podem provocar o câncer, conhecidas como BRCA1 e BRCA2, mostradas em testes genéticos.

O procedimento se assemelha à forma total ou radical, em que se retira a mama completamente, abrangendo os gânglios próximos e, às vezes, os músculos ao redor. O risco nesses casos é igual para as duas mamas. Dessa forma, realiza-se a mastectomia dupla.

5. Masculina

Esse é um tipo de cirurgia plástica reparadora, realizada com o objetivo de deixar o tórax da mulher com aparência masculina. É indicada nos casos de transição de gênero.

Nesse tipo de intervenção, retiram-se as mamas, utilizando-se a técnica mais adequada, escolhida pelo mastologista ou cirurgião plástico. Leva-se em consideração o tamanho e o tipo dos seios de cada pessoa.

A mastectomia também pode ser feita para tratar o câncer de mama no homem. Esse tipo de procedimento é mais raro. Contudo, é realizado da mesma maneira que é feito na mulher, ainda que os homens tenham menos glândulas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!



Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes