O que é linfoma anaplásico de grandes celulas (LAGC) e qual sua relação o com os implantes mamários?

O linfoma anaplásico de grandes células (LAGC) é um Linfoma de células T periféricas, não hodgkin, ou seja, uma câncer das células de defesa do sangue, considerado raro. É uma doença  relativamente nova, descrita pela primeira vez em 1997, surgindo ao redor de implantes mamários, usados para procedimentos esteticos ou reconstrutores. 

Estudos iniciais sugerem que o LAGC segue um curso iperceptível e na maioria das pacientes , com estádio inicial , apresentam um excelente chance de cura.

O LAGC possui uma origem ainda pouco clara, sugere-se que sua origem esteja relacionada ao contexto de uma inflamação crônica induzida por um implante mamário, causando um estímulo dos linfócitos T, células de defesa, localmente.  Esta resposta do sistema imune à inflamação crônica em torno do implante mamário pode levar a degeneração genética e proliferação de células em pacientes geneticamente suscetíveis. 

As hipóteses mais prováveis estão relacionados com os implantes texturizados, e a consequência de contratura capsular, trauma capsular repetido ou predisposição genética. Apesar disso, não há confirmação em estudos epidemiológicos formais. 

Epidemiologia

Estima-se mais de 11 milhões de mulheres com prótese mamaria no mundo. Entre 1997 e 2016 aproximadamente 134 casos foram relatados. Este numero vem aumentando anualmente. Nos Países Baixos – estudo revelou a incidência prevista foi 1-3/1 milhão de mulheres com implantes mamários por ano. A Administração Australiana de Mercadorias Terapêuticas relatou uma análise de 46 casos, 3 óbitos. Estimou o risco de desenvolver entre 1-em-1000 e 1 em 10.000 mulheres com implantes mamários. A Agência Nacional Francesa de Medicamentos e Segurança de Produtos de Saúde pediu aos fabricantes de implantes mamários texturizados para realizar testes de biocompatibilidade (testes para determinar como os tecidos vivos reagem aos implantes texturizados), recentemente proibiu implantes texturizados de varias marcas na França. No Hospital de Câncer de Barretos estima-se terem sido realizados 1705 procedimentos nos últimos 11anos, envolvendo implantes mamarios texturizados e não houve diagnósticos de LAGC nesta Instituição até junho/2019.

Características clinicas 

A maioria dos casos surgem através de coleção espontânea e recorrente em torno da prótese ou nódulo associado à capsula protesica, em tempo médio entre 7-10 anos após a colocação do implante. Na maioria deles se apresenta unilateralmente.

O seroma, em 60% pode estar associado a inchaço, assimetria ou dor e 17 % a massa adjacente ao implante ou ambos, também já foi descrito manchas na pele. Acometimento linfonodos axilares no mesmo lado pode estar presente.

Características patológicas

Podem aparecer como células individuais, células agrupadas em agregados ou como folhas coerentes.
Envolve a superfície luminal da cápsula e pode mostrar graus variáveis de infiltração
O tumor é composto de células grandes, células pleomórficas. Com citoplasma abundante e núcleos em forma de ferradura ou embrião com nucleolos proeminentes.
Na imuno-histoquímica demonstra uma expressão forte e uniforme de membrana de CD30 e não possui expressão de ALK (IMPORTANTE PARA CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA)

Conclusões

O LAGC é uma entidade rara e distinta. Ha muitas questões não respondidas sobre sua fisiopatologia. Seu desconhecimento leva a subnotificação e na maioria são indolentes e curados com cirurgias, para retirada de implantes e suas cápsulas. Porém, existem casos onde tratamentos mais agressivos são necessários e o risco de morte pode existir. Devido a falta de dados disponíveis os implantes mamários de silicone não foram proibidos pela grande maioria das agências de saúde mundiais. Contudo, faz-se necessário o monitoramento dos implantes no mercado pelos especialistas, além de receberem melhorias tecnológicas pela indústria no futuro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes