O que é mamografia?

Difícil o dia que eu não escute alguém reclamar de uma mamografia ou que deverá fazer uma. Vamos entender por que?

A mamógrafo é, grosseiramente falando, um aparelho de Rx que visa fazer exames das mamas, as famosas mamografias, com o intuito de localizar lesões que sejam o início do câncer de mama. O problema é que para fazer isto,  faz-se necessário comprimir a mama para que o Rx a atravesse de forma homogênea, sem causar distorções na imagem e dificulte a sua interpretação.

Ao comprimir a mama o mamógrafo pode causar desconforto e até dor, justificando a fama ruim e o medo da realização da mamografia para algumas pessoas.

Este exame é fundamental para localizar e identificar lesões nas mamas, além de guiar biópsias e cirurgias. É o principal e único exame a ser usado para rastrear e tentar localizar precocemente o câncer de mama. Demais exames como ultrassom e ressonância também podem ser utilizados, mas de forma complementar, ficando a critério médico suas indicações.

Atualmente muitas inovações tem sido sugeridas para beneficiar as mulheres na realização das mamografias. Desde salas inteligentes que permitem uma experiência individual, distraindo as pacientes com sons, imagens e cheiros, até o aquecimento do aparelho ou espumas para que durante a compressão o desconforto seja o menor possível.

A evolução permite ainda a realização de mamografia 3D que parece aumentar a chance de que lesões sejam melhor encontradas, a associação de contrastes que elucidam a extensão de lesões e cada vez mais os aparelhos encontram-se mais precisos e com imagens mais nítidas, facilitando a investigação por olhos bem treinados. 

Infelizmente apesar dos avanços a compressão das mamas, ainda, é fundamental e necessária. Para reduzir os desconfortos busque agendar os exames longe dos períodos menstruais, quando as mamas estão supostamente menos sensíveis. Esperamos que um dia as mamografias possam ser deixadas de lado por exames menos desconfortáveis e, ainda, mais eficientes.

Os resultados das mamografias podem usar uma classificação conhecida como BIRADS, uma especie de linguagem que permite uma comunicação entre os medicos. Seria basicamente traduzida assim na linguagem Birads ou Categorias:

– 0: a mamografia não foi esclarecedora e mais algum exame complementar precisaria ser feito

– 1: achados normais

– 2: achados benignos ou seja achou-se algo mais , porem sem preocupações

– 3: achados potencialmente benignos, chances de 97% de estar tudo normal, sugere-se seguimento semestral por ate 36 meses

– 4: achados suspeitos, sugere-se uma biopsia para que uma amostra de tecido da mama seja melhor examinada

– 5: achados potencialmente malignos, grande chance de necessitar de um tratamento especifico, também sugere uma biopsia que confirme o diagnostico 

– 6: quando um exame e feito após uma biopsia que ja confirmou um problema.

A propósito, a mamografia é importante, mas mais ainda são os cuidados que você deve ter consigo mesmo como manter bons hábitos, tais quais, ter dietas saudáveis, prática de atividade física regular, evitar excessos de álcool, manter o peso e sobretudo se respeitar e buscar conviver bem, ser feliz.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

    

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes