Outubro Rosa, muito mais que um laço.

Chegou outubro e mais uma vez ele é rosa!

Essa campanha de mobilização iniciada na década de 90 nos Estados Unidos, ganhou o mundo sensibilizando pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Há muitos anos defendo esta idéia e ministro palestras a respeito. Continuo achando que o diagnóstico precoce é importante, contudo, mais importante ainda, é a qualidade de nosso atendimento! 

De que adiantam imagens perfeitas, se as pacientes continuam enfrentando filas para realizarem cirurgias? 

De que adiantam cirurgias oncoplásticas, se os medicamentos quimioterápicos são de má qualidade ou feitos tardiamente? 

De que adianta a cirurgia conservadora, se as pacientes têm acesso restrito a radioterapia e muitas vezes de má qualidade? 

Para que tantas mamografias, se os profissionais que poderiam ajudar não conversam entre si pra encontrar o melhor tratamento? 

Faltam especialistas, faltam psicólogos, faltam fisioterapeutas, falta reconhecimento, falta diálogo, falta valorização, falta respeito! 

A bandeira do Outubro Rosa é digna, mas precisa atentar que para impactarmos na sobrevida das pacientes com câncer de mama, todas as etapas do tratamento, mais ou menos complexas, precisam ser lembradas!!!

Lute sempre por um tratamento digno. Neste Outubro Rosa procure se conhecer e visite um mastologista, médico especialista em doenças das mamas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

 

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes