O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil. Em razão deste número, existem muitas dúvidas e preocupações sobre este assunto. Para detectar a presença de nódulos mamários, é fundamental que a mulher tenha o conhecimento do seu corpo. A percepção do câncer em seu estágio inicial pode garantir melhores resultados ao tratamento.
Como descobrir os nódulos mamários?
A presença de nódulos nas mamas não está associado exclusivamente ao quadro de câncer de mama, pois a maioria dos nódulos encontrados são tumores benignos. Um nódulo pode ser um cisto ou um fibroadenoma, podendo aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual.
Porém, caso encontre um nódulo ou caroço é recomendado buscar a opinião de um mastologista. As principais formas de detecção da presença de um nódulo são o autoexame ou auto-orientação das mamas e a mamografia.
Autoexame ou Auto-orientação da mama
Durante muito tempo o autoexame foi o principal método disponível para a identificação de nódulos mamários em fase inicial. No entanto, com o advento de novas tecnologias existem atualmente vários exames que complementam o autoexame ou são até mais eficazes.
A auto-orientação consiste em três passos: observação em frente ao espelho, examinar a mama em pé e repetir a palpação deitada.
Observação em frente ao espelho
Para realizar este passo a mulher deve estar nua e seguir a seguinte sequência:
1) observação com os braços descansados;
2) levantar os braços e observar as mamas;
3) colocar as mãos no abdome, fazendo pressão, e observar se há alguma alteração na superfície da mama. Nesta etapa a mulher deve avaliar a forma, tamanho e cor das mamas, a fim de verificar a presença de inchaços, saliências ou rugas.
Exame da mama em pé
Para realizar este passo é recomendado que ocorra após o banho, com o corpo molhado e as mãos com sabão. O exame deve seguir a sequência:
1) levantar o braço esquerdo com a mão atrás da cabeça;
2) examinar com cuidado a mama esquerda com a mão direita, realizando movimentos circulares, de baixo para cima, de cima para baixo e tocando os mamilos para verificar a saída de algum líquido;
3) repetir os passos anteriores com o outro lado.
Exame da mama deitado
Esta etapa deve seguir os seguintes passos:
1) deitar e colocar o braço esquerdo na nuca;
2) colocar uma almofada embaixo do ombro esquerdo;
3) examinar a mama esquerda com a mão direita;
4) repetir a sequência com o outro lado.
O autoexame deve ser realizado ao menos uma vez por mês, entre os 3º e 5º dias após a menstruação ou em data fixa, para mulheres que já não menstruam.
Se durante o autoexame for percebido algum caroço, rachadura no bico ou que o tecido das mamas está mais espesso, diferente de como os seios estavam anteriormente, procure um médico para que seja realizada uma mamografia.
Mamografia
A mamografia é um exame radiológico para a verificação da saúde das mamas. Este exame é realizado por um equipamento de raio-x chamado mamógrafo. Neste equipamento a mama é comprimida por duas chapas e é aplicado o raio-x.
O resultado poderá ser processada em filme, no caso da mamografia convencional, ou pode gerar uma imagem mamográfica no computador, na escolha da mamografia digital.
A mamografia é um exame fundamental para a descoberta de nódulos mamários em estágios que não são percebidos pelo autoexame. A partir dos quarenta anos de idade, a mulher deve realizar anualmente este exame, exceto os casos em que há diagnósticos de câncer de mama na família. Nesta situação a mamografia de rotina deve começar mais cedo e ser associado a outros métodos diagnósticos.
Existem outros exames que auxiliam no diagnóstico do câncer de mama, são eles: ultrassom da mama, ressonância magnética, tomossintese, mamografia contrastada. Alem de exames laboratoriais e anatomo-patológicos.
O câncer de mama é uma doença de grande complexidade e que pode causar danos graves à saúde de seu portador. Porém, o diagnóstico de nódulos mamários em estágio inicial oferece muitas possibilidades de cura e a continuidade de uma vida saudável para o indivíduo e sua família.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!