A mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde feminina, pois permite a identificação de nódulos nas mamas, assim como outras alterações não palpáveis, ou seja, indetectáveis ao toque.
É um exame rápido e de precisão excelente, que tem como objetivo identificar possíveis tumores em seus estágios mais iniciais, facilitando seu tratamento e aumentando as chances de cura.
Mas a partir de qual idade deve-se realizar a mamografia e como é feito o exame? É o que vamos destacar neste artigo. Continue a leitura!
Quando fazer a mamografia?
A mamografia é indicada a partir dos 40 anos de idade para mulheres saudáveis e que não tenham histórico familiar de câncer de mama. Para as pacientes em cuja família há histórico de câncer de mama, a mamografia, associada a outros exames, é indicada mais cedo, já a partir dos 30 anos, dependendo ainda do histórico clínico e individual da pessoa. A idade para a realização da mamografia esta diretamente relacionada com a substituição da glândula mamária por tecido gorduroso, o que acontece com o andar da idade. Quanto mais gordurosa a mama, melhor a imagem gerada pelo mamográfo, permitindo a identificação de anormalidades.
No entanto, apesar de ser um exame voltado para mulheres a partir dos 40 anos, pacientes mais jovens também podem fazê-lo, caso percebam alguma alteração na região da mama. Por exemplo, ao detectar o caroço durante o exame de toque — palpação dos seios e da região ao redor —, é extremamente importante marcar uma consulta com seu médico mastologista para que ele possa examiná-la e pedir o exame de mamografia ou outros exames complementares ( ultrassom e ressonância).
Além disso, é bom lembrar que o câncer de mama não está restrito somente às mulheres, pois os homens também podem a vir desenvolver esse tipo de doença. É bem menos provável, mas geralmente homens que desenvolvem câncer de mama estão na casa dos 60 anos – embora a idade não seja uma regra, como no caso das mulheres. Por isso, todo cuidado é pouco e o homem, ao identificar um caroço abaixo do mamilo ou ao redor dele, deve marcar uma consulta para identificar a natureza do nódulo. Homens com alguma suspeita de doença mamária também devem fazer mamografia.
Como é feito o exame de mamografia?
Ela é um exame de imagem realizado por uma máquina chamada mamógrafo, que atua como o raio-x, capturando imagens através do mesmo tipo de radiação. No caso do mamógrafo, porém, a máquina é desenvolvida para se adaptar unicamente à anatomia das mamas. Vale dizer que a quantidade de radiação para o exame é muito baixa não expondo as pacientes a riscos desnecessários.
É um exame que pode ser um pouco dolorido, pois a máquina precisa comprimir as mamas para identificar o tecido mamário. Esta sensibilidade é variável e individual. O exame é feito em uma mama de cada vez, porém uma logo após a outra. É rápido, não invasivo e não prejudica em nada no dia a dia da mulher.
A única observação é que não é indicado que as mulheres façam a mamografia durante o período menstrual ou alguns dias antes dele, já que a sensibilidade aumenta, podendo causar uma dor maior.
Atualmente existem outras modalidades de exames parecidos com a mamografia como é o caso da mamografia contrastada e da tomossíntese que podem ser muito úteis no diagnóstico, mas sobretudo no planejamento cirúrgico de pacientes com alterações nas mamas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!