Câncer de mama: sintomas, causas e tratamentos
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência de câncer no mundo cresceu em 20% na última década. No Brasil, o tipo de
Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduada em psicopedagogia e com especialização em psico-oncologia.
Aline Zucca é graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto, com pós-graduação em Psicopedagogia . Mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Distúrbios do Desenvolvimento, especialista em Psico-Oncologia e formação em terapia corporal Neo-Reichiana e psicossomática.
“Minha missão é acolher e suavizar as angústias de pacientes que estão ou estiveram com problemas nas suas mamas.” – Dr. Gustavo Zucca Matthes
Tem como finalidade ajudar a pessoa em seus conflitos emocionais, sociais, comportamentais e familiares. O acompanhamento acontece através de encontros terapêuticos, presenciais ou virtuais, a serem definidos entre o profissional e seu paciente. A abordagem utilizada se respalda em técnicas psicossomáticas e/ou corporais.
Há alguns anos nos Estados Unidos surgiu o conceito chamado “Patient Navigation”, ou seja, Navegação de Pacientes. Naquele país é comum a existência das Unidades de Tratamento da mama ou “Breast Units”, com atenção especial para pacientes com câncer de mama. Exatamente nestas unidades é que surgem profissionais, geralmente psicólogos, enfermeiros ou assistentes sociais que se especializam em compreender todas as etapas do tratamento do câncer de mama e auxiliam, através de um apoio individualizado suas pacientes.
Desde o diagnóstico até a reconstrução mamária, ou seja durante todas as etapas da terapia, a ASSISTENTE NAVEGADORA proporcionará uma atenção especial às pacientes, sendo responsável por estar junto delas com toda atenção que merecem. Através de informações básicas, como por exemplo, a localização das clínicas e meios de transporte, até resolver dúvidas pertinentes a cada fase do tratamento.
“Seu papel é fundamental no apoio emocional, diminuindo as angústias da paciente e potencializando sua aceitação quanto ao tratamento”
Costumamos dizer que o tratamento para o câncer de mama é como se fosse uma escada bem alta, onde cada degrau é uma etapa do tratamento. Uma equipe multidisciplinar preparada deve ser seu corrimão, mas nada melhor do que uma mão amiga e carinhosa para segurar e se apoiar durante essa escalada. Vale dizer que homens também podem apresentar problemas nas mamas e deverão receber a mesma atenção.
Estamos implantando este novo conceito no Brasil e em Ribeirão Preto, portanto, procure regularmente o MASTOLOGISTA. Em nosso atendimento, uma ASSISTENTE NAVEGADORA em atendimento conjunto com o médico, estará a sua disposição para guiá-la por um tratamento menos tortuoso, eficaz e seguro!
Pode ser imediata, quando se retira o tumor e a mama é refeita logo em seguida, ou tardia, quando a reconstrução ocorre após o tratamento oncológico. São utilizados implantes de silicone definitivos ou expansores, que devem ser trocados cerca de 6 meses após a primeira cirurgia. Podem ser utilizados retalhos autólogos (tecidos do próprio corpo da paciente), além de técnicas de lipofilling, que permitem correção de defeitos ou até reconstrução da mama com gordura da própria paciente.
São as cirurgias de retirada das mamas, preservando o máximo de pele possível, incluindo a aréola e o mamilo ou papila. Podem ser utilizadas para tratamentos oncológicos, doenças benignas de difícil controle ou redução de risco em caso de mulheres com mutações genéticas confirmadas, além da possibilidade de cancerofobia confirmada. Geralmente permitem reconstruções imediatas com implantes, sendo necessária ou não a abordagem da mama contralateral visando simetria.
São cirurgias para tratamento do câncer de mama, que envolvem a retirada parcial da mama com margens de segurança e, imediatamente, é feita a correção do defeito provocado pelo tratamento. São usadas diferentes técnicas de cirurgia plástica para as mamas. Tais procedimentos permitem o remodelamento da mama por reposicionamento ou deslocamentos teciduais. Permitem que a mama contralateral seja abordada com técnica semelhante, favorecendo a simetria entre as mamas.
• Uso de medicina nuclear para localização de lesões mamárias e seu tratamento conservador (ROLL ou SNOLL);
• Correção de ginecomastias, retirando o excesso de tecido glandular das mamas masculinas;
• Cirurgias transgênero para retirada ou aumento das mamas, a depender do caso;
• Cirurgias oncológicas, que envolvem a pesquisa do linfonodo sentinela e esvaziamento axilar;
• Colocações de implantes de silicone e reduções mamárias, corrigindo a imagem corporal da paciente.
O Dr. Gustavo é um médico experiente, atencioso e gentil. Está pronto para ajudá-la (o) na busca de uma solução para o seu problema com as mamas.
CRP 78379-6
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência de câncer no mundo cresceu em 20% na última década. No Brasil, o tipo de
A ginecomastia é uma alteração que leva à hipertrofia (aumento) das mamas do homem. Este distúrbio geralmente é percebido em adolescentes, devido o desequilíbrio hormonal da
As mamas são símbolos de sexualidade, maternidade e obviamente de feminilidade, por isso serem tão importantes para as mulheres e merecendo atenção especial. Há algumas décadas