As cirurgias da mama estão entre os procedimentos mais comuns e, nos dias atuais, seria inadmissível que eles não fossem acompanhados de segurança e conforto para os pacientes.
O médico anestesiologista faz parte da equipe cirúrgica e é fundamental para que o paciente tenha uma cirurgia tranquila, segura e, claro, sem dor. A escolha da melhor forma de anestesia vai depender da história de cada paciente, da técnica cirúrgica a ser usada, do posicionamento da paciente na mesa cirúrgica e das possibilidades em recursos disponíveis para cada hospital.
Recomendamos a nossos pacientes que façam consultas com o anestesiologista antes da cirurgia. Desta forma, espera-se reduzir os níveis de ansiedade através de um diálogo franco, criando uma relação médico-paciente capaz de esclarecer as dúvidas ao redor do procedimento.
Além da anestesia geral, onde o paciente é adormentado e possui sua respiração controlada por um aparelho sob supervisão do anestesiologista, existem outras modalidades de analgesia que podem ser usadas juntas ou isoladas para propiciar uma cirurgia sem dor. Os bloqueios são anestesias as quais o anestésico é aplicado diretamente nos principais nervos relacionados com as mamas. São procedimentos simples, contudo exigem destreza do anestesiologista para, muitas vezes sob orientação ultra-sonográfica, localizarem o ponto exato por onde passam os nervos e neutralizarem sua função durante e, também, após a cirurgia propiciando um relaxamento do paciente, sem dores e permitindo que o cirurgião trabalhe tranquilamente.
Em um trabalho de equipe, os próprios cirurgiões também podem realizar bloqueios específicos ao términos das cirurgias a fim de obter melhor controle da dor no pós-operatório.
O controle da dor relacionada a cirurgia mamária precisa ser levado a sério e no pós-operatório é fundamental e sempre que possível deve ser tratado intensamente e o mais rápido possível, tornado-se, então, mais efetivo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!