ginecomastia

Ginecomastia: Quando Posso Fazer a Cirurgia?

Uma das condições que mais trazem temor aos homens é o crescimento das mamas, condição chamada de ginecomastia. Como é uma situação que pode ocorrer ainda na infância, a criança pode ter sua autoestima bastante afetada. Também encontra-se frequente em senhores mais velhos.

Você já ouviu falar disso? Sabe como esse problema pode ser tratado? Para responder a estas e outras perguntas, preparamos este post explicando tudo sobre essa condição.

O que é ginecomastia?

Trata-se da proliferação benigna da glândula mamária, causando desconforto e hipersensibilidade nos mamilos. Apesar da palavra ginecomastia, de origem grega, significar “mama feminina”, é um distúrbio exclusivamente masculino.

Ainda, a ginecomastia pode ser temporária ou permanente. A glândula mamária é formada por tecido mamário e gordura e está presente tanto nos homens quanto nas mulheres. Porém, nas mulheres recebem estímulo hormonal para que se desenvolvam e no momento oportuno produzam leite.

Ademais, o aumento irregular no tamanho das mamas masculinas costuma ocorrer em meninos de 13 ou 14 anos, em função da presença excessiva de hormônios provocada pela puberdade. Ou em idosos pela falta de metabolização destes hormônios ou devido ao uso de medicamentos.

Geralmente, as mamas aumentam de tamanho por até seis meses e depois retornam ao normal. 

Como é causada?

O distúrbio ocorre por ocasião de um desequilíbrio hormonal no organismo do homem que faz com que haja um excesso de estrógeno, um hormônio feminino. Quando surge na infância ou na adolescência, ela pode ter origem na puberdade masculina.

Por outro lado, quando acomete os adultos, a causa está em uma dificuldade dos testículos sintetizarem os hormônios masculinos. A ginecomastia também pode surgir em decorrência de tumores nos testículos ou no pulmão, esteatose hepática ou distúrbios na glândula tireoide. 

Existe tratamento?

Sim. A melhor alternativa para sanar o problema é a cirurgia de remoção de parte do tecido glandular e de gordura. O procedimento irá variar conforme o volume das mamas e da presença ou não de excesso de pele.

Na maioria dos casos, o procedimento consiste em realizar uma lipoaspiração para aspirar todo o conteúdo da mama com o objetivo de diminuir toda a área de tecido gorduroso. Posteriormente, é realizada uma pequena incisão na região areolar para remover a glândula.

Assim, após a cirurgia é colocado um dreno que deve permanecer por tempo variável. Em seguida, é colocada uma malha de contenção para pressionar a região descolada por 30 dias.

Quando a cirurgia de ginecomastia é indicada?

A indicação da cirurgia de ginecomastia leva em consideração o desejo do paciente, ou seja, os homens que têm o crescimento das mamas e não se incomodam com a aparência, não precisam realizá-la, desde que não existam doenças associadas.

Porém, na maioria das vezes, os pacientes buscam formas imediatas de resolver o problema, pois se sentem constrangidos e têm sua autoestima afetada. Nesses casos, a manutenção do problema pode fazer com que haja um isolamento social do indivíduo, levando à depressão. 

Além disso, para ser submetido ao procedimento, é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade. A cirurgia não é indicada para menores de idade porque é possível que as mamas retornem ao tamanho original neste período. 

Nos casos em que o crescimento das mamas tem origem em uma patologia ou outra causa adjacente, a intervenção cirúrgica só será realizada após a resolução destas condições. E então, entendeu quando é possível ser submetido à cirurgia de ginecomastia? 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes