Uma das cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil é a mamoplastia de aumento, ou seja, a colocação de implantes mamários para aumentar a modificar o formato do seio. Muitas mulheres sonham em passar por esse procedimento, mas ainda têm muitas dúvidas a respeito dos implantes. Hoje, vamos esclarecer os principais questionamentos para que você se sinta mais segura nessa escolha!
Tipos de implante
Os tipos de implante existentes podem ser classificados de acordo com o material do qual são feitos ou melhor dizendo, revestidos. No Brasil, existem dois:
Implante de gel de silicone
É o mais conhecido e utilizado, porque tem a consistência muito similar à mama feminina, permitindo um resultado mais natural. São revestidos por camadas de silicone que podem ter uma consistência lisa ou texturizada(rugosa).
Implante de poliuretano
Por dentro, ele também é composto por gel de silicone, mas seu revestimento externo é de poliuretano. Por um lado, ele tem uma característica de aderir melhor aos tecidos mamários onde é implantado, mas isso também dificulta a troca da prótese futuramente. Há controvérsias!
Outra forma de classificar é em relação aos formatos:
Redondo
É indicado para as mulheres que desejam uma aparência de maior volume no colo e de mamas mais unidos.
Cônico
O efeito é bastante semelhante ao implante redondo, mas o volume fica ligeiramente mais concentrado na região da aréola.
Gota ou Anatômico
Imita o formato mais natural da mama, com preenchimento na parte central e inferior, criando justamente esse desenho de gota, mais anatômico. Muito usado em reconstruções mamárias.
A escolha do melhor formato deve ser feita pela mulher, em conjunto com o médico, avaliando o formato do corpo e as expectativas que ela têm com o resultado do procedimento.
Tamanho
O tamanho dos implantes é dado em mililitros e costuma ficar aproximadamente entre 100 e 800. Assim como na escolha do formato, também é importante que o tamanho seja definido com a orientação do médico.
A altura da mulher, o nível de flacidez na mama e a largura do tórax são alguns dos critérios que influenciam na determinação do tamanho mais adequado.
Posição de colocação
O implante mamário pode ser colocado por cima ou por baixo do músculo. No geral, recomenda-se que seja inserido acima, quando a mulher tem pele e gordura suficientes para cobrir de uma forma natural. Se tiver a mama natural muito pequena ou for muito magra, o melhor é colocar o implante abaixo do músculo.
Como é feita a colocação do implante?
Existem três formas de colocar os implantes mamários. Um pequeno corte pode ser feito pela aréola, pela axila ou na parte inferior mama(sulco mamário). Por meio desse corte, a prótese é inserida. Finalizada a operação, pode ser feita a colocação de um dreno em cada seio para retirar o líquido acumulado. Isso é muito importante para evitar a formação de hematomas e seromas. Cabe ao cirurgião decidir sobre a necessidade do dreno.
Quaisquer dúvidas que você ainda tenha sobre implantes mamários, converse com um especialista treinado em cirurgias mamárias.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista emRibeirão Preto!