O peso das mamas grandes

Recentemente fiquei sensibilizado com o depoimento de uma paciente, relatando o quanto eram desconfortáveis suas mamas enormes e que sofria bullying. Vamos entender melhor?

O tamanho das mamas como padrão de beleza vai depender muito das raízes culturais de cada povo ou região. Contudo mamas muito volumosas podem trazer vários desconfortos e pode ser consideradas doentes merecendo, até mesmo um tratamento cirúrgico.

Mamas muito grandes podem ser chamadas de gigantomastia. Podem causar assaduras na região do sulco da mama, porção inferior, junto a parte superior do abdome. Com o suor e o contato da mama na região surge um ambiente propício para o aparecimento de fungos ou micoses de pele, causando coceira, alteração da coloração da pele no local e muito desconforto.

Uma mulher com mamas grandes pode sentir dor pelo efeito natural da gravidade sobre as glândulas. Na tentativa de evitar isso, estas mulheres usam sutiãs que dado o peso, acabam marcando seus ombros com verdadeiros sulcos. Além disso, podem causar distúrbios ortopédicos na coluna pelo seu peso desviando o tronco da mulher.

Existe, ainda, um prejuízo de sua auto-estima que sofre com brincadeiras e insultos de terceiros.

Geralmente o tratamento busca reduzir o volume das mamas de forma a devolver àquelas mulheres um aspecto de mamas saudáveis, com um tamanho que seja harmônico com seu corpo.

São cirurgias delicadas, pois é necessário muito cuidado com a nutrição das aréolas, uma vez que muito tecido será retirado e pode haver falta de vascularização para a região central da mama reconstruída, podendo haver a necrose ou morte da aréola e do mamilo.

São procedimentos reconstrutores e não meramente estéticos. Estas mulheres pedem e merecem ter nossa atenção. Lembre-se mama bonita é mama saudável!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes