O câncer de mama é o principal tipo de câncer na mulher. No Brasil, é a principal ocorrência de câncer em geral (28,1%), uma porcentagem acima da média mundial. Apesar dos dados alarmantes, o fato é que há um bom índice de cura. Se detectado precocemente, o índice de cura desse tipo de câncer é de 98%. Para o diagnóstico precoce, é indispensável que as mulheres adotem medidas de prevenção.
Normalmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início, mas a principal manifestação da doença – e naturalmente a mais temida pelas mulheres – é a ocorrência do caroço (nódulo) na mama, que pode ser identificado no próprio autoexame ou auto-orientação. Como, então, prevenir o câncer de mama?
Autoexame ou Auto-orientação
Dada a importância do diagnóstico precoce, os métodos de prevenção precisam fazer parte da rotina das mulheres. O principal deles é o autoexame ou auto-orientação, recomendado a partir da adolescência. A palpação dos seios pode ser feita em casa mesmo, de preferência durante o banho ou quando deitada. Assim, é possível notar se existem nódulos nas mamas.
Acompanhamento médico
Para mulheres acima dos 30 anos, quando começam outras transformações hormonais na mulher, indica-se o acompanhamento regular com um mastologista. Lembrando que o mastologista é o especialista em doenças da mama e deve ser procurado em qualquer idade e sempre que houver qualquer duvidas sobre as mamas.
A partir dos 40 anos, as mulheres também devem procurar o especialista para saber quando iniciar suas mamaografias regularmente. O método é fundamental para que haja a detecção ainda na fase inicial, portanto, antes de ser palpável, o que aumenta as chances de cura. Recomenda-se que o exame seja feito pelo menos uma vez por ano. Nesta faixa etária as mamas comecam a sofre influencias das alterações hormonais e o exame de mamaografia torna-se mais efetivo.
A falta de acompanhamento, em alguns casos, não é necessariamente negligência, mas, principalmente, medo ou falta de orientação. Entretanto essa barreira precisa ser evitada para que, em caso concreto de câncer de mama, o tratamento seja o mais rápido possível
Alimentação balanceada
Os cuidados não estão somente ligados ao aspecto clínico. A alimentação saudável, com redução de comidas gordurosas, é uma importante aliada. Frutas, legumes, verduras e vegetais devem ser prioridade em uma dieta equilibrada que contribua para a qualidade de vida, além de serem elementos que protegem contra vários tipos de câncer.
Atividade física
O sedentarismo também deve ser evitado. A prática de atividades físicas é uma hábito saudável que precisa ser adquirido. Elas reduzem em mais de 30% as chances de câncer de mama. Exercícios como corridas e pedaladas eliminam o excesso de lipídios que circulam no sangue, evitando que o tumor se aproveite dessas moléculas.
Evite cigarro e álcool
O cigarro fica explicitamente proibido, especialmente pela alta quantidade de substâncias tóxicas que podem levar, entre outras doenças, ao câncer. O alcoolismo também é um alto fator de risco e pode ser responsável direto pelo desenvolvimento desse tumor.
O segredo de uma vida saudável é o bom senso e o equilíbrio. Viva feliz!!!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!