7 dicas para prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum no território brasileiro, sendo também o responsável pelo maior número de mortes de mulheres no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCa), a doença é hereditária (fruto da genética) em apenas 5-10% dos casos. Menstruação precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 e nunca ter filhos, por sua vez, caracterizam fatores de risco expressivos para o desenvolvimento da condição.

Dados tão assustadores fazem com que a necessidade de cuidados seja ainda maior. Devido a isso, separamos neste artigo 7 dicas de cuidados para evitar ou propiciar uma descoberta precoce do câncer de mama baseadas em hábitos saudáveis para serem incluídos com facilidade no dia a dia.

Vamos lá?

Dicas para prevenção do câncer de mama

1. Cuidado com a obesidade

O excesso de peso, principalmente em mulheres que nunca engravidaram ou que já entraram na menopausa, é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Sendo assim, o ideal é manter o IMC (índice de massa corporal) sempre abaixo de 25. Claro que isso dependerá de cada biotipo!

Importante mesmo é seguir uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos regulares.

2. Por falar em alimentação saudável…

O ideal é manter uma dieta rica em frutas, vegetais e legumes. Por outro lado, os refrigerantes, alimentos com açúcar refinado, gorduras e frituras devem ser evitados sempre que possível.

Proteínas magras, encontradas no peixe e no frango também são fundamentais.

3. Pratique exercícios

E não estamos falando exclusivamente de academia, hein? Você é quem escolhe a atividade física que mais combina com você e traz bem-estar!. Corrida, natação, passeios de bike, aulas de luta, dança… as possibilidades são infinitas!

Sozinhos, os exercícios já diminuem os riscos de câncer de mama entre 10 a até 30%!

4. Evite a reposição hormonal

A reposição de hormônios, muito comum após a menopausa (última menstruação), também aumenta os riscos de desenvolver a doença. Sendo necessária a sua ingestão, prefira os com progesterona e use-o por no máximo 3 anos.

A terapia hormonal pode ser uma aliada contra os sintomas desagradáveis associados ao fim dos ciclos menstruais ( discuta com seu médico seus riscos e benefícios). Portanto se você tiver indicação de uso, não se esqueça de manter um acompanhamento de perto para as suas mamas!

5. Cuidado com as bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado ao aumento nos riscos de desenvolver a condição. Por isso, evite e limite ao máximo o contato com as bebidas alcoólicas. Quer uma dica? Deixe para fazer consumo de bebidas alcoólicas durante os eventos sociais. De maneira controlada!

E o mesmo também pode ser considerado quando em relação ao tabaco, ok!

6. Faça o autoexame ou melhor auto-orientação!

Você sabia que mais de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos na auto-orientação? A razão é óbvia – ninguém conhece tão bem o nosso corpo como nós mesmos. Por isso, jamais o dispense. A cada seis meses, realize-o por conta própria – além da mamografia, após os 40 (ou conforme recomendação médica).

7. Tome sol!

O sol estimula a produção natural de vitamina D em nosso corpo, substância fundamental para a prevenção do câncer de mama. O ideal é tomar o banho de sol todos os dias, pelo menos 20 minutos – antes das 10h e depois das 16h.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!

Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes