câncer de mama

Tipos de câncer de mama

O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum do mundo, ficando atrás somente do câncer de pele. Só para ter ideia, a cada ano são diagnosticados mais de 50 mil novos casos da doença. Embora seja uma séria condição de saúde, se o câncer de mama for detectado precocemente, as chances de cura são bastante elevadas, o que reafirma a importância da regularidade nos exames de prevenção, como o autoexame (auto-orientação) mamário e a mamografia. Tumores nas mamas são resultantes do crescimento desordenado de células anormais na região dos seios. Tal fenômeno pode ser desencadeado por alterações em genes que atuam nos mecanismos de reprodução e divisão celular. Desse modo, se desenvolvem tumores malignos capazes de se espalhar para outros órgãos e colocar em risco a saúde e a vida da mulher. Cumpre salientar que alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de mama, entre eles, vale citar o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e a hereditariedade. Nem todos sabem, mas não existe somente uma forma de câncer nas mamas. Na verdade, os tumores podem se apresentar de diferentes maneiras. Neste artigo, trazemos informações sobre os principais tipos de câncer de mama para você conhecer. Confira.

Quais são os principais tipos de câncer de mama?

1. Carcinoma ductal invasivo

Esse é o tipo mais frequente, conhecido também como infiltrante. O carcinoma ductal invasivo se instala especificamente no ducto mamário e, quando avança, é capaz de destruir as paredes desse ducto, chegando ao interior do tecido adiposo dos seios. Caso não seja diagnosticado e tratado rapidamente, pode ocorrer metástase para outras regiões do organismo por meio do sistema circulatório e linfático. A detecção tardia dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

2. Carcinoma ductal in situ

O carcinoma ductal in situ é um tumor mamário em estágio inicial. Suas células cancerosas estão localizadas no interior dos ductos e não se espalham facilmente. Sendo assim, as chances de expansão do tumor para outros tecidos e órgãos são pequenas. Por isso, a abordagem terapêutica costuma ser mais branda e menos invasiva. De acordo com estimativas recentes, aproximadamente 20% dos novos casos identificados de câncer de mama são desse tipo.

3. Carcinoma lobular invasivo

O carcinoma lobular invasivo é o segundo tipo de câncer de mama mais comum. Se instala dentro dos lóbulos mamários de ambos os seios e pode estar relacionado ao surgimento do câncer de ovário. Seu diagnóstico é mais difícil e geralmente tardio. Além disso, as chances de se espalhar para tecidos ao redor dos lóbulos são muito altas.

4. Tipos especiais

Existem ainda outros tipos de cancer de mama que são consideradas incomuns e que possuem características especiais podem ter bom ou mau prognóstico e precisarão ter seus tratamentos individualizados. São exemplos: medulares, metaplásicos, Paget, entre outros.  

Quais são os principais subtipos de câncer de mama?

Além dos tipos as pesquisas moleculares revelaram que o câncer de mama possui várias facetas e por isso precisam ser tratados de forma individualizada, já que possuem diferentes comportamentos em cada situação. Sua classificação depende da presença ou não de alguns marcadores, receptores ou substâncias nas células do tumor:
  • LUMINAL A: expressa receptores de estrogênio e progesterona, não tem amplificação do HER2 e apresenta um Ki-67 menor que 15%. Apresenta melhor prognóstico.
  • LUMINAL B: expressa receptores de estrogênio e progesterona, não tem amplificação do HER2 e apresenta um Ki-67 maior que 15%. Apresenta agressividade um pouco maior que o LUMINAL A.
  • HER2: apresenta amplificação do gene ERBB2. Normalmente são negativos para receptores hormonais e apresenta um Ki-67 acima de 15%. Apresenta alto grau de agressividade biológica, porém respondem a terapia com anticorpo anti-Her2.
  • BASAL-SÍMILE: é originário das células basais e é negativo para os receptores hormonais e HER2. São positivos para CK 5/6, EGFR e apresenta Ki-67 acima de 15 %. São de mau prognóstico.
  • TRIPLO-NEGATIVO: também é originário das células basais e é negativo para os receptores hormonais e HER2. São negativos para CK 5/6, EGFR e apresenta Ki-67 acima de 15 %. São de mau prognóstico.
  Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como mastologista em Ribeirão Preto!
Comentários
Dr. Gustavo Zucca Matthes

Posted by Dr. Gustavo Zucca Matthes